sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Terapias Complementares e não Alternativas... Porquê?

Considero que as Terapias ligadas à espiritualidade, tal como o reiki, o Jin Shin Jiutsu, o shiatsu, o "Healing", a acupunctura, a digipunctura, e muitas muitas outras, não são de todo uma alternativa aos métodos clássicos de medicina, mas sim um seu complemento. Quando existe um problema de saúde grave, é fundamental o acompanhamento médico clássico com o uso eventual de fármacos que em determinadas circunstâncias são fundamentais dependendo do avanço do problema em questão. Por outro lado, existem inúmeras circunstâncias em que o não recorrer à medicina tradicional é impossível, por exemplo, no caso de acidentes vários, ou operações. Estas terapias coadjuvam o trabalho feito pelos médicos, potenciando-o e potenciando a cura das pessoas. O reiki, por exemplo, que é o que eu conheço bem, é muito útil antes de uma cirurgia, durante a cirurgia, e no pós-operatório. O reiki auxilia o(a) cirurgião(ã) a sentir-se calmo e a tomar as melhores decisões, não permite que haja hemorragias, durante a operação e depois desta, ajuda o paciente a recuperar a consciência na sala de recobro, e é particularmente útil no pós-operatório, ajudando a controlar a dor e a promover a cura. Em Portugal ainda não se pratica abertamente uma entre-ajuda nestes dois campos, havendo ainda muitos tabus e preconceitos que sendo ultrapassados obter-se-á uma enorme melhoria na saúde dos indivíduos. É MUITO IMPORTANTE que quem trabalhe com o reiki, se não for médico(a), tenha sempre o cuidado de não incitar o cliente a retirar qualquer tipo de medicação, deixando isso ao cuidado do profissional que os receitou mediante o facto de se aperceber da visível melhoria do estado de saúde da pessoa. É evidente que, em muitíssimas situações de doenças ligeiras ou qualquer tipo de doenças que não envolvam perigo de falecimento do cliente ou em muitos tipos de dor, se pode e deve não recorrer a fármacos e obter a cura total apenas com o reiki, pois tenho imensas experiências, inclusive comigo mesma a esse respeito. Desde que faço reiki, nunca usei em mim qualquer antipirético e só tomei uma vez analgésicos devido a uma dor de dentes que me persegiu um tempito, pois eu tenho um pânico absurdo de dentistas ( e é preciso cuidar da manutenção dos dentes...), mas antibióticos também não precisei. E já faço reiki há 11 anos ! É certo que faço o mais possível a prevenção fazendo com regularidade reiki em mim ou exercícios físicos de fortalecimento do sistema imunitário ( uso o Jin Shin Jiutsu) e/ou de equilíbrio dos chakras e do campo energético (uso os cinco ritos tibetanos) e por isso vou sempre fazendo algo de positivo em mim. Mas é preciso muito "trabalhinho...". Na verdade, em circunstâncias difíceis da minha vida precisei de pedir a ajuda de uma amiga (fantástica!) para me fazer reiki, pois eu sozinha não aguentava o "tranco"... E foi fundamental para mim. Este assunto já é um desvio e por isso fica para outras "núpcias"... Assim, para mim, existe uma relação biunívoca entre estes dois tipos de medicina, a tradicional e a energética e cada uma potencia a outra ! O Reiki é, segundo o meu ponto de vista uma TERAPIA COMPLEMENTAR, FANTÁSTICA e PODEROSA ! Recomendo o seu grande uso, pois não se arrisca a "overdose"...

1 comentário:

Anónimo disse...

Queria só dizer que desde que uso o Reiki, nunca mais tomei uma aspirina ou analgésico para a dor de cabeça.


Veruska